Friday, February 18, 2011

DOR NA CONSCIÊNCIA!!

O Serralinda como o nome já diz será totalmente voltado para a divulgação da nossa cidade Nova Friburgo à nível Nacional e Internacional. Postarei todo tipo de dicas para incrementar a vida social e comercial desta cidade que perdeu tanto neste último mês. A minha consciência dói muito porque sempre vi minha cidade com muita tristeza e desgosto. A tristeza não está relacionada com as pessoas ou a cidade mas com as fases que vivi lá, nada positivas. Talvez pela minha vontade de sair da mesmice e ganhar o mundo eu tenha formado uma opinião meio avêssa à viver em Friburgo. 
Há 4 décadas nossa mãe decidiu recomeçar nossas vidas em uma cidade do interior de São Paulo, Guaratinguetá, que nos acolheu de maneira muito carinhosa. Voltamos para Friburgo depois de 4 anos, contra a nossa vontade. Quando se é criança tudo fica muito bem registrado e os traumas são intensos. Na final da década de 70 Friburgo já sofreu com a crise no setor metalúrgico trazido por um grupo de arruaceiros paulistas treinados para incitar a desordem na cidade e aos poucos a cidade foi perdendo suas grandes indústrias e o desemprego virou o fantasma de muitas famílias. 


Lembro-me perfeitamente que em 1979 houve um tragédia, perdemos muitos amigos em deslizamentos, o cemitério já não suportava o números de mortos levados para sepultamento. O desemprego, o descaso dos políticos, os primeiros sinais da desorganização urbana e suas consequências provocaram uma mudança no comportamento dos cidadãos friburguenses. 
A princípio eu não percebia os sintomas de profunda depressão que se instalara nas pessoas, até eu vivia constantemente chateada. Saímos de Friburgo por 10 anos e quando voltamos encontramos uma cidade cheia de problemas mas muito viva e com muita energia positiva. O friburguense se superou, saiu de uma crise absurda, deu a volta por cima e iniciou um dos maiores polos de moda íntima do mundo http://www.intimafriburgo.com.br/conteudo.php?conteudo=noticias_detalhes&codigo=170 . Já não encontro nas ruas aquelas pessoas reclamonas e estagnadas. Este poder de reconstruir e recomeçar é histórico e está no DNA. Nos próximos posts vou colocar outras histórias e pontos de vista de quem viveu também momentos difíceis em Friburgo desde sua fundação até os dias atuais. No momento querido leitor só peço um favor: VISITE NOVA FRIBURGO! FAÇA ESTE CARINHO!.

No comments:

Post a Comment