Tuesday, February 15, 2011

PINCELADA NA HISTÓRIA DE NOVA FRIBURGO


A Revolução Industrial provoca desemprego em massa em países com menor potencial industrial: a Suiça, por exemplo.


1816 - As fortes condições climáticas totalmente desfavoráveis (ano sem verão) ao plantio de grãos, agrava ainda mais a situação dos Suiços.


1816-1817 - 10 mil Suiços partem em direção à América do Norte.


1817 - 5 mil mortes são registradas nos Cantões Suiços provocadas pela fome e desespero.




Fribourg, 23 de maio de 1817.
intenção do Diplomata Senhor Sébastien Nicolas Gachet de Gruyères, de ir estabelecer-se no Brasil para lá formar um estabelecimento agrícola.


1817 - Decreto do Rei D. João VI, fundando a colônia suíça na fazenda de Morro Queimado; mais tarde cidade de Nova Friburgo. 
11 DE SETEMBRO DE 1819 - Acontece a partida dos navios em direção ao Brasil com um total de mais ou menos 2000 Suiços divididos em 8 navios. Foi registrada o óbito de um a cada seis passageiros devida as más condições e das doenças adquiridas durante as paradas: malária, varíola e tifo. 
CHEGADA A FAZENDA DO MORRO QUEIMADO - 12 dias de viagem com um total de 389 óbitos e 14 nascimentos.

1820 - Em março 100 casas pequenas foram construídas para abrigar as famílias, 17 pessoas por casa. A convivência entre famílias na mesma casa agravava a vida em Nova Friburgo. 
1820 - Em 6 meses foram registrados mais 131 óbitos devido ao estado psicológico sofrido durante as viagens, as decepções na chegada e no assentamento, mudanças de clima e as doenças tropicais.
1820 - O início do período de chuva inicia-se. As plantações não vingam, as fazendas são abandonadas mas na cidade a calamidade é ainda pior: casas alagadas, pontes, árvores e jardins são levadas pelas chuvas. A bela Vila de Nova Friburgo, suas melhorias e belezas se transformam em um vale alagadiço.
1821 - Cenário desolador, sem perspectivas os Suiços se entregam a bebidas, tabernas são abertas, Nova Friburgo se deteriora pelo fracasso das colheitas.
1821 - Solicitação de subsídios e ajuda aos colonos são negados pelo Rei devido a crise em Portugal e a revolução na Bahia. Dom João VI anuncia a partida para Portugal e deixa o Príncipe Regente em seu lugar. Monsenhor Miranda pede demissão e parte também para Portugal.
1821 - Em maio A Sociedade Filatrópica Suiça do Rio de Janeiro inicia uma grande campanha de ajuda aos colonos, donativos são recolhidos no Rio, na Suiça, na França e em Londres.
1821 - O Príncipe Regente assegura a prosperidade de Nova Friburgo com a política de subsídios e os colonos tem carta branca para procurar novas terras. As colheitas de feijão e milho são um sucesso, casas mais fortes são levantadas e fazendas reconstruídas. Com isso seus costumes são fortalecidos: produção de queijos e vinhos e criação de porcos e vacas.
1822 - A miséria já não existe.
1824 - Chegam 343 alemães e se inicia um novo ciclo e novo rumo à colônia.

No comments:

Post a Comment